quinta-feira, 14 de julho de 2016

O nº 9



                                                         


O Edu esta ai? Segue a pergunta direccionada a minha Mãe, depois de bater palmas em frente ao nosso portão. Hoje tem jogo a tarde, às 4 horas, é contra o 'meia-lua', time de futebol do nosso bairro. Bairro, cujo nome é Boqueirão, dos 'campinhos' de futebol em terrenos baldios, periferia de Curitiba. Era assim, quase todo final de semana dos 6 aos 13 anos que Luisão nosso Treinador do campo de terra preta e batida ... um tapete, vinha chamar não só eu , como também meu irmão Mozart, para jogarmos o que é para nós até hoje, o melhor desporto do mundo.
Eu sempre fui Ponta de Lança , Centro-Avante como se diz no Brasil , o 9, em Portugal , dos 5 anos que aqui joguei, 4 anos joguei a extremo, por ter força e disciplina em acompanhar o defesa lateral. Somente 1 ano joguei a Ponta, e fui o artilheiro da equipe com 15 golos na época, enquanto que nos 4 anos, fiz somando as 4 épocas 13 golos . Sempre fiz muitos golos quando criança, e sempre joguei perto do gol (trave/baliza). Foram 7 anos em contacto com a baliza #trave.gol, dos 6 aos 13 anos. A formação de um Ponta de Lança depende muito desse inicio, dessa iniciação e permanência perto, em contacto com ela. Aprender a jogar de costas, fazer a parede (pivô).
   Em Portugal desde que retornei para iniciar minha formação como treinador, tenho observado na formação que existem muitos extremos, médios e defesas e poucos 9 com a mesma qualidade.
Muitas vezes, além de saber jogar a 9 o menino é forte fisicamente e nós treinadores colocamos ele na linha para fechar o corredor (iô-iô), ou a médio para ajudar no meio. Com 10, 11, 12 anos de idade lá se vão 3, 4 anos do faro do gol (golo). Não quero nesse texto dar ênfase ao 9 alto e forte, que proteja bem a bola, mas que não é bom tecnicamente, não, o 9 tem que fazer golo, tenha a estrutura física que tiver, porém de preferência, com boa técnica se possível habilidoso no tratar a bola, não, não levem ele(o 9) para linha, nem para o meio deixem ele no habitat natural. Temos N exemplos no mundo em varias épocas, de excelentes pontas de lança de tudo quanto é tipo, tamanho, raça e cor.
No Brasil ao meu ver essa posição esta ainda pior, criaram uma nova espécie (que deveria estar extinta) uma indefinida posição.
O meia-atacante. O atleta nem é carne, nem é peixe. Gente ... isso não existe. Ou ele é médio ou avançado ( meia ou atacante). No Brasil estamos indo contra a formação não só do 9, mas do 10 também. Eu sei que há jogadores capazes de fazer bem duas ou mais posições no jogo de futebol. Porém são pouquíssimos em relação a maioria, há cada vez mais jogadores com esse perfil, o futebol tem evoluído nesse sentido é verdade, mas por favor ... não esqueçamos do Nº 9 .

  

12 comentários:

  1. O amor pelo futebol desde criança! Muito legal Edu, imagino as inumeras histórias que voce tem pra contar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Tati . Vou tentar contar um pouco dessa história por aqui. Abração !

      Eliminar
  2. Verdade o número 9 é sinônimo de gol, então não o esqueçamos....quando o jugador veste essa camisa com certeza na cabeça dele o pensamento será sempre a obrigação de fazer gol e da torcida também acha isso.... Belo comentário e com fundamentos, o que no futebol é muito importante os fundamentos....!!!

    ResponderEliminar
  3. Edu Brasil. Esse coach é fera! This coach knows a lot about the system of a soccer match! His experience about this sport is not only from "inside the field" as a player, but also from holistic knowledge built through his studies and achievements.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Edu pela brilhante ideia do blog. Estaremos aqui para aprender com você muitas coisas que ainda nem sonhamos existir no dia dia dos profissionais que mexem com o futebol. Torcemos e muito para você e o Mozart nos seus respectivos trabalhos. Que DEUS os abençoe sempre, quando digo (os) é porque incluo a família junto. Muito sucesso e ficaremos sempre esperando pela próxima matéria notícia etc. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Excelente visao meu amigo, hoje acabam cada vez mais com o 9 e assim tambem com o 10, precisamos de pessoas com este ponto de vista para reabilitarmos e tornar cada vez mais presente os 9 e os 10

    Parabens
    Mavi

    ResponderEliminar
  6. parabéns parceiro por esse grande exemplo amigo, você pode falar porque era um especialista nessa posição, eu ate hoje luto contra os avançados porque sou goleiro kkkkkk, mais sou admirador do talento, e a dedicação de um profissional, e você é uma amigo, excelente profissional na parte do detalhe final de um atleta,na finalização, passe, domínio, eu ando alguns anos no futebol mais vejo poucas pessoas com tanta paixão e compromisso com o futebol, uma pessoa que não tem medo de falar o que pensa em relação ao futebol.
    Hoje existe muitos modelos de jogo, existe isso existe aquilo, mais muitos esqueceram do jogo, e você pensa um pouco como eu o futebol não tem nacionalidade e sim bons e maus profissionais, eu penso que hoje falta um 9 como você falou porque muitos não tem a sabedoria e a humildade de quando acabar um treino, pegar no jogador e buscar ajudar e mostrar que é possível assim, faça dessa maneira, eu já joguei e jogo ate hoje aos 39 anos e vi no meu clube um grande exemplo disso que você mencionou logo acima, um garoto que nem salario tinha se tornar na maior arma do clube, porque entendeu que se não trabalhasse não jogava amigo e hoje é uma referencia pelo trabalho e dedicação.
    parabéns mais uma vez amigo estamos juntos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho Amigo. Você é um profissional dedicado, e vai colher muitos frutos dessa dedicação . Tamo junto 👍🏼

      Eliminar