quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Aspirando organizar o caos




Texto copiado da pagina do facebook Raciocinar Futebol.
Gostei muito desse texto e resolvi compartilhar com vocês.


Date: 6 de Novembro de 2018Author: leandrosilva94


Da desorganização nasce e alimenta-se o caos. Organiza-se equipas na procura de retirar a aleatoriedade do jogo. Nem sempre fácil, porque o jogo de futebol é tão dinâmico e de sua natureza caótico, pelas dimensões, por haver apenas uma bola, e onze seres humanos de cada lado a procurar marcar e não sofrer.

É na utopia da organização e controlo do caos que os treinadores procuram controlar o jogo e trabalhar no dia a dia. Utopia, porque no fundo é uma viagem na procura do controlo e organização que nunca irá acontecer na sua totalidade.  Acredito, numa visão também filosófica sobre o jogo, que é da desorganização que nasce e se alimenta o caos – e cabe ao treinador organizar para retirar ao máximo a aleatoriedade. Para vencer, para jogar o jogo, para procurar dar espectáculo com organização – porque se essa não fosse necessária, para que serviria mesmo o treinador?

Por vezes, ou por tantas vezes, confunde-se e critica-se determinados tópicos referentes ao treinador que são incontroláveis. E olhar para o jogo, de forma critica, entendendo que existe caos e organização, ao saber separa-lo, é meio caminho andado para procurar perceber melhor o jogo de futebol.

Assente nisto, há a existência de um paradoxo. Se existe tantos fãs e apaixonados por futebol, deve-se ao caos que este apresenta, leia-se também imprevisibilidade ou aletoriedade.  No entanto, não o deixemos levar-se por si só. Citando e finalizando com Pochetinno, treinador do Tottenham, “Aspiramos criar um caos organizado”. É exactamente isso que um treinador – na minha visão sobre o jogo, deve estar ciente e procurar concretizar numa equipa e em todo o seu processo de treino.

https://www.facebook.com/1616352335333627/posts/1937423056559885/