quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Aspirando organizar o caos




Texto copiado da pagina do facebook Raciocinar Futebol.
Gostei muito desse texto e resolvi compartilhar com vocês.


Date: 6 de Novembro de 2018Author: leandrosilva94


Da desorganização nasce e alimenta-se o caos. Organiza-se equipas na procura de retirar a aleatoriedade do jogo. Nem sempre fácil, porque o jogo de futebol é tão dinâmico e de sua natureza caótico, pelas dimensões, por haver apenas uma bola, e onze seres humanos de cada lado a procurar marcar e não sofrer.

É na utopia da organização e controlo do caos que os treinadores procuram controlar o jogo e trabalhar no dia a dia. Utopia, porque no fundo é uma viagem na procura do controlo e organização que nunca irá acontecer na sua totalidade.  Acredito, numa visão também filosófica sobre o jogo, que é da desorganização que nasce e se alimenta o caos – e cabe ao treinador organizar para retirar ao máximo a aleatoriedade. Para vencer, para jogar o jogo, para procurar dar espectáculo com organização – porque se essa não fosse necessária, para que serviria mesmo o treinador?

Por vezes, ou por tantas vezes, confunde-se e critica-se determinados tópicos referentes ao treinador que são incontroláveis. E olhar para o jogo, de forma critica, entendendo que existe caos e organização, ao saber separa-lo, é meio caminho andado para procurar perceber melhor o jogo de futebol.

Assente nisto, há a existência de um paradoxo. Se existe tantos fãs e apaixonados por futebol, deve-se ao caos que este apresenta, leia-se também imprevisibilidade ou aletoriedade.  No entanto, não o deixemos levar-se por si só. Citando e finalizando com Pochetinno, treinador do Tottenham, “Aspiramos criar um caos organizado”. É exactamente isso que um treinador – na minha visão sobre o jogo, deve estar ciente e procurar concretizar numa equipa e em todo o seu processo de treino.

https://www.facebook.com/1616352335333627/posts/1937423056559885/

terça-feira, 10 de julho de 2018

Equilíbrio

Faltou equilíbrio para o Brasil contra a Belgica. O tão pronunciado equilíbrio onde Tite queria que fosse uma constante. Muita gente, talvez 99% das pessoas, comentaristas, rádios , TV e também torcedores colocaram a culpa no Fernandinho. É por isso que ser treinador , não é para os 99%, e sim para o 1%. Bom treinador ai vamos ter que fracionar 0,1111%. Não que o Tite não seja um bom treinador, pelo contrário é ótimo e com toda certeza essa comissão técnica era a mais preparada para essa copa. Porém com toda capacidade eles erraram naquilo que davam como um dos fundamentos. O Equilíbrio. Como disse no começo do texto, muitos colocaram a culpa no Fernandinho. No meu entender de futebol, nossa seleção não conseguiu o objetivo de ir a semifinal, muito por conta do Paulinho que não sabe jogar nessa posição, ele não é volante, segundo volante. Sim, a posição do Paulinho é e sempre foi correr pra área. No Corinthians já era assim. Zero na construção, zero na marcação no primeiro combate, desarme. Não consegue. Contra o México sofremos e era o Casemiro, a diferença é que no México não há o Kevin de Bruyne para o Paulinho fazer a assistência do segundo gol que tirou do Brasil a oportunidade de uma prorrogação, a equipe não estava equilibrada. O treinador do Tottenham Maurício Pochettino, tentou improvisar colocando ele de extremo direto por ele não conhecer a posição. Vocês podem não concordar comigo em relação ao Paulinho, mas o fato é que o Brasil esteve bem melhor nos últimos 20 minutos contra o México. Casemiro e Fernandinho , a equipe precisava desse equilíbrio para fazer jogar Neymar , Coutinho e William entende ? A Bélgica teve esse equilíbrio com os 2 grandalhões Witsel e Fellaine dando liberdade para jogar os craques. França, Kante e Pogba e por aí vai. Se fosse para ter presença na área (caracteristica de Paulinho), por que não Firmino que já é atacante nato ? Com esse equilíbrio talvez não teríamos perdido o Casemiro por cartão ? Who Knowns. Como dizia o Momomunzart o SE já foi, TALVEZ ja era.


(Obs)
Isso não é perseguição com Paulinho ou qualquer outro jogador, até porque a história de vida e profissional é de superação e exemplar. Foi só o aspecto táctico, o Equilíbrio. Que venha 2022.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷